domingo, 12 de outubro de 2014

Crítica: Annabelle (2014)

Annabelle, EUA, 2014.

Direção: John R. Leonetti
Duração: 98 minutos
Classificação: 16 anos
Gênero: Terror

Antes de falar em si de Annabelle, é preciso mencionar o filme Invocação do Mal. As comparações serão inevitáveis, já que um filme se vende pelo sucesso do outro. Invocação do Mal tinha dois pontos fortes. O primeiro era os laços que um sentia pelo outro naquela família, que era transmitido de forma muito sincera, fazendo com que o público se identificasse com eles. E o segundo era os momentos de aflição que o público sentia a cada vez que o ambiente ficava silencioso. Já em "Annabelle", esses elementos são usados de forma errada, pois os personagens principais, além de serem chatos, não conquistam uma empatia com o público, e o filme não estabelece um ambiente assustador.
O filme conta a história de um casal que aguardam a chegada de uma criança e por isso compram uma boneca à ela. Certo dia, ambos sofrem um ataque feito por um homem e uma mulher que faziam parte de uma seita demoníaca, que só não terminou em uma tragédia maior graças a intervenção da polícia. O homem maníaco foi baleado e morto pelos policiais, enquanto e mulher se trancou no quarto e cortou a própria garganta, morrendo lentamente agarrada na tal boneca. Não querendo lembrar daquele episódio triste, o casal se livra da boneca e se muda. O problema é que a boneca reaparece na casa nova, trazendo todos os tipos de maldições e estabelecendo a premissa clichê do filme.
O grande problema do filme não são os típicos clichês de filmes de terror, até porquê eles são usados muito bem nesse filme, o problema é o fato do casal ficar com a boneca na nova casa e não tentarem se livrar dela novamente. Se for analisar por um lado mais técnico, o filme não tem boas atuações, não tem bom roteiro e nem uma boa direção. Único aspecto técnico bom é a cinematografia, que em vários momentos enquadrava a personagem principal e a medida que a câmera ia se afastando, se revelava algo surpreendente por detrás da mesma.
Mas como se trata de um filme de terror, o que realmente precisa ser analisado é se ele assusta, e voltando a comparação com "Invocação do Mal", Annabelle não assusta tanto quanto ele, mas assusta. Em pelo menos três cenas você irá pular da cadeira, principalmente em uma da escada (cuidado com a cena da escada).
No entanto, não é sempre que isso ocorre. Algumas cenas tinham o intuito de serem assustadoras (já que o áudio aumentava consideravelmente) e não foram, por exemplo em uma onde a protagonista vai olhar o que tem na sala pela fresta debaixo da porta e de repente aparece a boneca na tela, essa cena é tão telegrafada quanto uma piada do Zorra Total.
Annabelle oscila diversas vezes em um bom filme de terror e em um filme fraco de suspense, mas a avaliação final que eu dou para ele é BOM. Vale a pena assistir, mas não crie muita expectativa, ou então você irá odiá-lo. A minha recomendação é que você junte toda a galera e vá assisti-lo com os amigos sem criar expectativa nenhuma, pois assim será uma experiência muito mais emocionante.


Avaliação: ★★★☆☆


Um comentário:

  1. Realmente, Oculus é muito bom. Para esse gênero, to na expectativa pelo REC 4: Apocalipsis. Acho que vai ser surpreendente

    ResponderExcluir