terça-feira, 30 de setembro de 2014

Top 10 - Melhores Atuações Femininas do Cinema

Depois de criar a lista das 10 melhores atuações masculinas do cinema, chegou a vez das mulheres. Em relação a lista masculina, foi mais difícil fazer (inclusive precisei assistir de novo alguns filmes para ter uma decisão concreta de quais performances deveriam entrar para a lista). O critério usado é o mesmo da lista masculina, não vale repetir a atriz, ou então a lista estaria cheia de atuações da Meryl Streep. Enfim, confira aí e comente o que achou.



10. Diane Keaton, em Annie Hall (1977)
Neste que eu declaro como o melhor filme de Woody Allen, Diane Keaton interpreta a própria Annie Hall, uma cantora em início de carreira que se apaixona por Alvy (Woody Allen). A sua atuação já começa em um ponto relativamente alto, pois ela conquista o público com seus diálogos logo no primeiro ato. O mais legal desta interpretação é que Diane Keaton consegue de forma muito simples demonstrar todas as camadas de sua personagem, e por isso o décimo lugar da lista vai para ela.



09. Fernanda Montenegro, em Central do Brasil (1998)
Indiscutivelmente a melhor atriz nacional de todos os tempos. Nesse filme, que é um dos melhores do nosso cinema, Fernanda Montenegro atua de forma tocante e sensível ao lado do garoto Vinícius de Oliveira. Uma atuação emocionante que não levou o Oscar porque a academia se mostrou preconceituosa ao dar a estatueta para Gwyneth Paltrow, uma grande falta de respeito e de reconhecimento. Mesmo assim, a atuação de Fernanda Montenegro ficará marcada para sempre.



08. Kathy Bates, em Louca Obsessão (1990)
Neste suspense baseado em uma obra do mestre Stephen King, Kathy Bates vive Annie Wilkes, uma fã obsessiva (como diz o nome do título traduzido) que mantém preso em sua casa seu escritor favorito e o tortura pelo simples fato de ele "assassinar" seu personagem favorito. A Kathy Bates deixa o público com medo de verdade, está muito convincente no papel e por isso conseguiu o Oscar de Melhor Atriz em 1991 e o oitavo lugar na lista de melhores atuações femininas do cinema.



 07. Gena Rowlands, em Uma Mulher Sob Influência (1974)
Considerado por muitos a grande interpretação feminina do cinema, Gena Rowlands tem aqui seu grande momento na incrível parceria com seu marido, John Cassavetes. No papel da dona de casa de classe média baixa, Mabel, que acaba entrando em um estado de descontrole. Gena entrega uma atuação sublime demonstrando quase que de forma verdadeira toda a fragilidade, mental e emocional, de sua personagem e depois se mantém perfeita quando a mesma enlouquece de vez.



06. Catherine Deneuve, em A Bela da Tarde (1967)
Eu até então desconhecia esse filme francês. Na semana passada quando assisti, achei a atuação de Catherine Deneuve incrível e precisei colocá-la na lista. Ela interpreta Séverine, uma mulher que não tem prazer no casamento e por isso frequenta um bordel para realizar suas fantasias eróticas. A personagem fica em dúvida se deve mesmo fazer isto, já que a mesma está de certa forma traindo seu marido, e a Deneuve dá conta do recado expressando toda angustia e todo prazer de Séverine.



05. Hilary Swank, em Menina de Ouro (2004)
Hilary Swank é uma das melhores e mais versáteis atrizes das últimas décadas. E nesse filme, muito bom por sinal, ela brilha ao lado da lenda Clint Eastwood interpretando a boxeadora Maggie Fitzgerald. Uma interpretação boa é aquela em que o papel é muito difícil de fazer, e nesse filme ela além de precisar estar em uma forma impecável, tinha que demonstrar o sentimento de sua personagem por dentro. Mesmo com todos esses obstáculos, ela fez uma performance espetacular e merece o quinto lugar nessa lista.



04. Ellen Burstyn, em Requiem para um Sonho (2000)
Em Requiem para um Sonho, Ellen interpreta Sara Goldfarb, uma senhora que passa os dias assistindo televisão. Quando é chamada para participar de seu programa de auditório favorito, Sara passa a tomar pílulas de emagrecimento para caber dentro de um vestido. O problema é que ela acaba exagerando na dose e ficando totalmente fora de si. Fazendo uma personagem angustiante, a atuação de Ellen é brilhante deixando o clima do filme extremamente tenso.



03. Marion Cotillard, em Piaf - Um Hino ao Amor (2007)
Marion Cotillar incorpora brilhantemente Édith Piaf, na biografia oficial da cantora. Retratando uma vida marcada por dramas e tragédias, a atriz demonstra de forma muito verdadeira os sentimentos de Piaf que o filme ganha uma linguagem de documentário. O público não assiste a Marion Cotillard, o público assiste a verdadeira Édith Piaf. É a performance mais convincente da história do cinema, um exemplo de "dar vida ao personagem", e por isso Marion está em terceiro lugar nessa lista.



02. Gloria Swanson, em Crepúsculo dos Deuses (1950)
O filme conta a história de um escrito não muito famoso que escreve um roteiro para uma atriz que foi muito famosa na época do cinema silencioso e que atualmente caiu no esquecimento. A personagem interpretada por Gloria é o reflexo dela na vida real dos anos 50, ela foi uma estrela no cinema mudo e estava esquecida. O resultado é que ela convence o público de que ela FOI uma estrela, deixando o espectador emocionado de certa forma, pelo fato da atuação ser tão verdadeira. Ao decorrer da trama, ela enlouquece e cativa ainda mais o público. Segundo lugar para ela.



 01. Meryl Streep, em A Escolha de Sophia (1982)
Meryl é uma diva do cinema. Neste longa ela interpreta Sophia, uma imigrante polonesa sobrevivente de um campo de concentração nazista. O filme foca na sua luta contra lembranças devastadoras de um passado muito trágico. A Meryl Streep encontra um equilíbrio perfeito entre a fragilidade e a confiança de sua personagem. Ela também demonstra, de forma muito sutil, uma vulnerabilidade escondida através do seu tom de voz e de seus gestos. O clímax do filme, que no caso é a escolha de Sophia, é possivelmente a melhor cena de Meryl Streep onde nenhuma pessoa no planeta conseguiria fazer tão bem e de forma tão emocionante. Por isso e tudo mais, Meryl Streep está em primeiro lugar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário