sábado, 25 de outubro de 2014

Os 10 Maiores Gênios do Cinema

Ao longo dos anos, o cinema nos presenteou com grandes gênios. Então, decidi listar os 10 maiores gênios da história do cinema. Para entrar na lista, os personagens precisam ser inteligentes, desafiar as expectativas e/ou simplesmente nos surpreender com suas mentes.


 10. Louis, de A Família do Futuro (2007)
O menino Louis é um gênio aos 12 anos de idade, algo incrível. Uma de suas invenções é fantástica, mas recomendo que olhe o filme ou então a informação que eu daria seria um spoiler colossal. Além dessa "tal" invenção, o garoto está sempre construindo invenções e tirando o primeiro lugar nas feiras de ciências.

 
09. Wayne Szalinski, de Querida, Encolhi as Crianças (1989)
Interpretado pelo carismático Rick Moranis, Wayne simplesmente construiu uma máquina de raio-psiquiatra em seu sótão. O único problema é que seus filhos acabam encolhidos devido aos efeitos desta invenção. Mas seu intelecto superior e capacidade de criação brilhante foram suficientes para entrar em nono lugar na minha lista.


08. Alexander Hartdegen, de A Máquina do Tempo (2002)
Interpretado por Guy Pearce, Alexander possui duas obsessões: sua noiva e a possibilidade de viajar no tempo. Quando ele perde sua esposa em uma tragédia, faz de tudo para criar uma máquina do tempo e voltar no passado para evitar que sua amada seja morta. Além da genialidade, o personagem Alexander é motivado pelo amor.


 07. Chris Knight, de Academia de Gênios (1985)
Antes de ser o "Iceman" em "Top Gun"; antes de ser o "Jim Morrison" em "The Doors"; antes de ser o "Batman" em "Batman Eternamente", Val Kilmer foi um gênio perspicaz em Academia de Gênios. Ele criou juntamente com seus colegas um laser de alta intensidade e precisão. Quando os militares tentam roubar sua invenção, Chris, de forma inteligente e divertida, consegue enganar os mesmos. 



06. Fred Tate, de Mentes que Brilham (1991)
Fred Tate é o mais novo da nossa lista. Com apenas sete anos de idade, este demonstra talentos em áreas distintas como matemática a artes. O problema é que sua mãe, interpretada por Jodie Foster que também dirigiu o filme, tem medo de que seu filho seja visto pela sociedade com alguém anormal devido aos seus talentos. Só que, ao tentar lhe dar uma educação normal, a mãe de Fred acaba também limitando o potencial do menino.


05. Raymond Babbitt, de Rain Man (1988)
Sua capacidade de recordar informação é surpreendente. Autista e com síndrome de savant, Raymond Babbitt possui habilidades de nível gênio que os cientistas ainda não compreendem verdadeiramente. Interpretado brilhantemente por Dustin Hoffman (que ganhou o Oscar por este papel), Raymond demonstrou, além de genialidade, intensidade e por isso merece o quinto lugar na minha lista.



04. John Nash, de Uma Mente Brilhante (2001)
John Nash é um matemático que consegue adquirir uma carreira acadêmica respeitável. Após se casar com maravilhosa Alicia (Jennifer Connely), que era sua aluna na universidade, Nash passa a ser atormentado por delírios e alucinações. Diagnosticado como esquizofrênico, e após várias internações, ele precisará usar toda sua racionalidade para distinguir o real do imaginário e voltar a ter uma vida normal ao lado de sua esposa.



03. Dr Emmett "Doc" Brown, de De Volta Para o Futuro (1985)
É claro que o nosso querido Doc não poderia ficar de fora da lista. Um personagem tão carismático que foi criado entre uma mistura de Leopold Stokowsky e Albert Einstein, criou simplesmente uma máquina do tempo que levou Marty McFly para o passado e deu início a uma das melhores trilogias de todos os tempos. Um pouco atrapalhado, é verdade, mas muito esperto e genial, Dr Brown merece o terceiro lugar na lista.


 02. Maximillian "Max" Cohen, de Pi (1998)
O gênio da matemática e da computação criado por Darren Aronofsky no seu primeiro longa não faz contato com outras pessoas pelo fato de não poder sair à luz do sol, que lhe dá dores de cabeça. Max encontra um padrão universal em suas pesquisas lidando com a bolsa de valores, entretanto há pessoas que pretendem ganhar dinheiro em cima dele. Enquanto os evita, Max também é perseguido pelos judeus, que acreditam que ele descobriu um padrão no Torá.



01. Will Hunting, de Gênio Indomável (1997)
Will Hunting é possivelmente o maior gênio do cinema, não pela sua inteligência, mas pelo sua opinião formada sobre a classe média alta. Will resolve um teorema matemático e chama a atenção de um professor, que deseja vê-lo trabalhando com matemática. No entanto, Will quer uma vida normal, morando em uma casa simples, trabalhando em empregos que ele julga "respeitosos" e saindo para beber nos fins de semana com seus amigos.



Um comentário:

  1. Gostei da lembrança do protagonista de "Pi".

    É um ótimo filme praticamente desconhecido do grande público.

    Abraço

    ResponderExcluir