domingo, 21 de setembro de 2014

Crítica - Livrai-nos do Mal (2014)

Deliver Us From Evil, EUA, 2014.
Direção: Scott Derrickson.
Duração: 119 minutos.
Classificação: 16 anos.
Gênero: Suspense / Terror / Crime.


Geralmente um filme de possessão não tem uma premissa original, a maioria relata uma força sobrenatural que se apossa de uma adolescente "pura" e a transforma em uma predadora sexual. Não é o caso de Livrai-nos do Mal. Sim, este filme há possessões, mas tentando unir dois gêneros nada semelhantes: Terror e Crime. Apesar da premissa ser original e promissora, o filme acaba se perdendo na união desses aspectos, se tornando mais um filme de terror esquecível dos últimos tempos.



Livrai-nos do mal conta a história do policial Ralph Sarchie (Eric Bana) que começa a investigar alguns casos esquisitos que andam ocorrendo nos bairros pobres de sua cidade. As coisas começam a ficar relativamente estranhas até que o sobrenatural se instala no ambiente deixando todo o clima mais tenso. Com a ajuda de um padre "moderno" interpretado por Edgar Ramírez, os dois vão a fundo nesses casos tentando desvendar de vez o que anda ocorrendo.



O filme possui diversos pontos fracos, como por exemplo as inconsistências do roteiro. Há cenas em que os demônios misturam diversos dialetos do latim, mas quando chega na hora do exorcismo eles falam espanhol fluentemente. Outro grande problema do filme é nas tentativas de laços amorosos e cenas mais tocantes. Apesar do filme ser de um gênero onde a principal missão é deixar o espectador amedrontado, seria muito mais admirável que os atores estivessem empenhados em seus papéis.



Nos elementos de terror, o filme assusta em pouquíssimas cenas e quando assusta é por conta das misturas de sons e ruídos sobrepostos, antecedendo o maior clichê dos filmes de terror: o Jump Scare. Quando o filme tenta assustar com um demônio ou uma pessoa possuída próximo à tela, falha, pois a maquiagem deste filme é fraca. A atmosfera de Livrai-nos do Mal não deixa o espectador submerso, já que a trilha sonora é fraca e o jogo de câmera pior ainda. A cena do exorcismo final, o clímax, é boa, é disparada a melhor cena do filme e deixa a pessoa que está assistindo de queixo caído.



Resumindo, Livrai-nos do mal é um filme morno, com atuações medianas e maquiagens fracas. Por se tratar de um filme de terror, a principal missão era assustar, e esse filme consegue fazer isso em alguns casos, porém em outros falha grandiosamente. O filme não tem um bom desenvolvimento de personagem, alguns diálogos são bons mas o roteiro é fraco. Livrai-nos do Mal é mais um típico filme dos últimos anos que logo cairá no esquecimento e ajudará a decair esse subgênero tão famoso do terror: Filmes de Possessão.

Nota: 4,4
comentem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário